Eventos da ABQM são vitrine para a raça quarto de milha

Ocorre em Avaré (SP), o 34º Potro do Futuro e a 7ª Copa dos CampeõesComeçaram nesta terça, dia 8, em Avaré, noroeste de São Paulo, os dois últimos eventos oficiais da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), o 34º Potro do Futuro e a 7ª Copa dos Campeões. O número de animais e cavaleiros cresceu 8,5%, e a premiação de R$ 800 mil representa um incremento de 20% em relação ao ano passado. As provas equestres ocorrem em três arenas cobertas no Parque Fernando Cruz Pimentel.

>>Acesse o site especial da raça quarto de milha

Durante o evento, é possível conhecer a versatilidade da raça através das 19 modalidades de provas que mexem com o mercado nas linhagens especializadas. Segundo o criador, Joseph Docs, no  é visível a evolução da técnica em uma prova que se aproxima muito da lida no campo, separar a bezerrada, os trios precisam estar afinados. O criador, além de  competidor e apoiador dessa modalidade, é também um torcedor que deixa a emoção falar mais alto nas arquibancadas e considera a sorte um fator importante na modalidade.

– A sorte também conta muito, a gente diz sempre que é 20%. O resto é do cavaleiro e da técnica, que melhorou bastante no decorrer de todos estes anos, desde quando iniciou o team penning aqui no Brasil – salienta o criador.

Os últimos dois eventos do ano da ABQM, tem um toque de exclusividade. No Potro do Futuro, participam apenas animais que completaram quatro anos hípicos, ou seja, são os nascidos entre primeiro de julho de 2009 e 30 de junho de 2010. Na Copa dos Campeões são os melhores do congresso realizado em abril, os campeões da Nacional que aconteceu no mês de julho e campeões e reservados das competições regionais e estaduais oficializadas pela ABQM, diz o gerente de esportes da associação, Marcelo Xavier.

– No Potro do Futuro são cavalos praticamente inéditos, de quatro anos, que ficaram dois anos treinando e vem estrear no evento da ABQM. É um título importante dentro da raça por ser uma única vez que o cavalo participa e tem todo um charme, um glamour ganhar esta competição – destaca o gerente.